Os dispositivos auxiliares são elementos aplicados na via ou no pavimento, os quais reforçam a sinalização convencional. Sevem de referência para o correto posicionamento dos veículos e alertam para situações de perigo. Também são considerados sinais de trânsito, conforme o Artigo 87 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Confira abaixo informações sobre alguns desses dispositivos:
Marcadores de perigo (MP):
Os marcadores de perigo são utilizados para alertar sobre obstáculos físicos da via, tais como bifurcações, ilhas de canalização, pilares de viadutos, cabeceiras de pontes, entre outros. São placas retangulares de cor preta e amarela.
Existem 3 (três) tipos de marcadores de perigo, o MP-1, o MP-2 e o MP-3. Ambos são posicionados imediatamente à frente dos obstáculos e complementam a sinalização vertical e horizontal. No MP-1 as faixas transversais iniciam da esquerda para a direita, de baixo para cima. No MP-2 as faixas transversais partem da direita para a esquerda, de baixo para cima. No MP-3 as faixas começam da esquerda e da direita para baixo, ao centro.
O MP-1 é colocado em frente aos obstáculos quando a passagem dos veículos ocorre só pelo lado direito dos mesmos. Onde a passagem é feita pelo lado esquerdo do obstáculo, utiliza-se o MP-2. Em situações em que há passagem à esquerda e à direita do obstáculo, usa-se o MP-3.
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Marcadores de Perigo (MP-1, MP-2 e MP-3). |
Marcadores de alinhamento (MA):
Os marcadores de alinhamento
indicam aos usuários alterações no alinhamento horizontal da via. São placas
retangulares de 50cm de largura por 60 cm de altura, que possuem fundo preto
fosco e uma seta amarela retrorrefletiva. Ficam posicionados no lado externo
das curvas e nos trechos onde ocorrem mudanças de alinhamento.
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Marcador de Alinhamento (MA). |
Tachas:
Em situações de climas adversos, como chuvas intensas e nevoeiros, as tachas refletivas auxiliam o posicionamento dos veículos. Podem ser brancas ou amarelas, de acordo com a marca viária que complementam. Seus elementos retrorrefletivos podem ser monodirecionais ou bidirecionais, nas cores branca ou amarela. Têm no máximo 10 cm de comprimento, 10 cm de largura e 2 cm de altura. São fixadas no pavimento através de pino e cola, ou somente cola.
As tachas auxiliam na separação de fluxos opostos, na divisão de fluxos do mesmo sentido e na canalização de fluxos.
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Tacha amarela com elemento retrorrefletivo amarelo. |
Outros dispositivos auxiliares:
Outros
dispositivos auxiliares que reforçam a sinalização são os tachões, os
segregadores (supertachão), os cilindros, os prismas de concreto, entre
outros.
Os
tachões possuem corpo amarelo, com elementos retrorrefletivos monodirecionais
ou bidirecionais, nas cores branca, amarela ou vermelha. Têm no máximo 26 cm de
comprimento, 15 cm de largura e 5 cm de altura.
Os
segregadores (supertachão) são amarelos ou brancos e não possuem elementos
retrorrefletivos. A forma de um segregador é assimétrica com medidas
padronizadas, 49 cm de comprimento, 17 cm de largura e 8,5 cm de altura.
Os
cilindros e prismas de concreto são dispositivos segregadores intransponíveis,
ou seja, não podem ser ultrapassados por um veículo. Um cilindro possui a cor
preta com elementos retrorrefletivos amarelos. Têm no máximo 1 metro e 20
centímetros de altura e diâmetro de 20 cm.
Os
prismas de concreto podem ser pintados nas cores branca ou amarela. Possuem
medidas padronizadas, 95 cm de comprimento, 18 cm de largura e 20 cm de altura.
São utilizados na separação de acostamentos e ciclovias, em rodovias.
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