O
movimento Maio Amarelo foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU)
e objetiva conscientizar motoristas, ciclistas, pedestres, motociclistas e
passageiros sobre os cuidados no trânsito. A intenção da campanha consiste em
chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no
trânsito em todo o mundo.
Os acidentes de trânsito são a nona maior causa de mortes no mundo. O Brasil ocupa a terceira posição na lista de países com mais mortes no trânsito. Dessa forma, a população precisa ter consciência dos perigos causados pelo trânsito, e assim sempre adotar condutas prudentes, respeito a vida e atenção ao trânsito.
Em 11 de maio de 2011 a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a “Década de Ação para Segurança no Trânsito”. Assim, o mês de maio foi definido como referência para a campanha. A cor amarela foi escolhida porque simboliza a atenção e a sinalização de advertência no trânsito.
Durante todo o mês de maio são realizadas atividades em todo o mundo com o propósito de orientar motoristas, pedestres, motociclistas e ciclistas sobre a importância de respeitar as leis de trânsito. Essas atividades também norteiam os usuários das vias públicas à adotarem medidas que possam contribuir com a redução de acidentes e mortes.
Portanto, essa campanha internacional de conscientização é uma medida necessária para reduzir acidentes de trânsito e mortes. Motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas devem sempre cumprir as leis de trânsito e as normas de circulação.
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário.