Pular para o conteúdo principal

Projeto Faixa Azul: mais segurança para motociclistas

A Faixa Azul é uma sinalização de segurança para os motociclistas. Além de humanizar e pacificar o trânsito, objetiva organizar o espaço entre automóveis e motocicletas. O projeto foi introduzido em janeiro de 2022 na capital paulista e é acompanhado pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN).

O motociclista, ao utilizar a faixa azul, deve respeitar os limites de velocidade da via. Em situações de tráfego lento ou congestionamento na via, os motociclistas precisam reduzir a velocidade no fluxo da faixa.

Os motoristas podem mudar de faixa normalmente quando a faixa azul está entre elas. Contudo, devem usar obrigatoriamente a seta de direção e observar o trânsito de motos. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a não utilização da seta de direção ao mudar de faixa é uma infração grave. Além de multa, o motorista recebe 5 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

O uso da Faixa Azul não é obrigatório. O motociclista pode escolher por qual faixa transitar. No entanto, em casos de trânsito lento, os motociclistas serão orientados a utilizá-las.

A Faixa Azul foi autorizada pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN). Posteriormente será inserida no Código de Trânsito para orientar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. A cor azul foi escolhida para o projeto, já que na psicologia das cores o azul representa tranquilidade e segurança.

Faixa Azul de moto


► Saiba mais sobre a Faixa Azul em CET -SP (Faixa Azul - Perguntas e Respostas).

► Acesse outras publicações do BSV em Mais Postagens.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marcos Quilométricos: atributos e aplicações

Os marcos quilométricos são sinais verticais indicativos de localização. Oferecem referência de localização aos usuários das rodovias e às equipes operacionais e de manutenção. Existem dois tipos de marcos quilométricos, o IL-1 e o IL-2. O sinal IL-1 é o marco quilométrico com ponto cardeal, ou seja, informa se a direção da rodovia é sentido norte, sul, leste ou oeste. O sinal IL-2 é o marco quilométrico simples (sem o ponto cardeal). A sigla IL-1 significa indicação de localização 1. Enquanto que IL-2, representa indicação de localização 2. Em rodovias largas e de mão única (pista dupla) utiliza-se o IL-1 a cada quilômetro, nos dois sentidos. Nas rodovias com mão dupla (pista simples) usa-se o IL-2 a cada quilômetro, em ambos os sentidos. Anteriormente, em rodovias de pista simples empregava-se os números pares no sentido crescente e os ímpares no decrescente. A cada 5 quilômetros implantava-se uma placa IL-1. Atualmente, de acordo com o Manual do CONTRAN de 2022, coloca-se o IL-1

Formatos das Placas de Trânsito: saiba quais são as 6 configurações

As placas de trânsito podem ser circulares, octogonais, triangulares, quadradas, em forma de cruz ou retangulares. Ou seja, existem 6 (seis) formatos de placas de sinalização viária. As circulares são as placas de regulamentação, as octogonais são as R-1 (Parada Obrigatória) e as triangulares são as R-2 (Dê a Preferência). Logo, as placas R-1 e R-2 são as exceções entre as placas de regulamentação, pois são as únicas que não são redondas. As placas quadradas são as de advertência, que ao serem instaladas apresentam-se como losangos quadrados. O sinal A-41 (Cruz de Santo André) possuí a forma de cruz, então é uma exceção entre as placas de advertência, já que possuí forma diferente. As placas são  retangulares quando representam os sinais de indicação ou os sinais de regulamentação e advertência compostos (com mensagens complementares). Grande parte das placas quadradas e das placas retangulares possuem os cantos arredondados nas pontas. Isso possibilita um melhor acabamento, mas é

Os Tipos e as Cores das Placas de Trânsito: identifique os 3 segmentos

As placas de sinalização de trânsito são classificadas em três tipos: placas de regulamentação, placas de advertência e placas de indicação. Em geral, as placas de regulamentação são brancas, com orlas vermelhas e símbolos pretos. As de advertência são as amarelas com orlas e símbolos pretos. A sinalização de indicação consiste predominantemente nas placas azuis e verdes e são de dimensões maiores. Porém existem as exceções. Entre os sinais de regulamentação, o sinal R-1 (Parada Obrigatória) é vermelho com orlas e letras brancas. Na sinalização de advertência, o sinal A-14 (Semáforo à Frente) contém as três cores dos semáforos: verde, amarelo e vermelho. E o sinal A-24 (Obras) possui o fundo laranja, mantendo as orlas e símbolos pretos. As placas de indicação não são somente as azuis e verdes. Têm o fundo marrom quando indicam atrativo turístico e fundo branco quando são indicativas de educação.  Em casos de sinalização temporária, como por exemplo em situações de obras, as pl

Dispositivos Auxiliares: conheça alguns desses instrumentos

Os dispositivos auxiliares são elementos aplicados na via ou no pavimento, os quais reforçam a sinalização convencional. Sevem de referência para o correto posicionamento dos veículos e alertam para situações de perigo. Também são considerados sinais de trânsito, conforme o Artigo 87 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Confira abaixo informações sobre alguns desses dispositivos: Marcadores de perigo (MP): Os marcadores de perigo são utilizados para alertar sobre obstáculos físicos da via, tais como bifurcações, ilhas de canalização, pilares de viadutos, cabeceiras de pontes, entre outros. São placas retangulares de cor preta e amarela. Existem 3 (três) tipos de marcadores de perigo, o MP-1, o MP-2 e o MP-3. Ambos são posicionados imediatamente à frente dos obstáculos e complementam a sinalização vertical e horizontal. No MP-1 as faixas transversais iniciam da esquerda para a direita, de baixo para cima. No MP-2 as faixas transversais partem da direita para a esquerda, de baixo para

Dimensões das Placas de Regulamentação e de Advertência: entenda as variações

Os tamanhos das placas de regulamentação e de advertência variam de acordo com o tipo da via. Em vias urbanas são menores e nas rodovias são maiores. As placas de regulamentação, em zonas urbanas, possuem diâmetro mínimo de 40 cm (em placas circulares), lado mínimo de 25 cm (em placas octogonais) e lado mínimo de 75 cm (em placas triangulares). As medidas recomendadas são: 50 cm de diâmetro para placas circulares, lado de 35 cm para placas octogonais e lado de 90 cm para placas triangulares. Em vias urbanas, as placas de advertência, as quais possuem forma quadrada, têm como medida mínima o lado de 45 cm. Em rodovias as medidas são maiores. As dimensões têm 1,20 metros para rodovias Classe 0 e Classe IA , 1,0 metro para rodovias Classe IB e 80 cm para rodovias classes  II,   III e  IV . Para as placas de regulamentação, as medidas referem-se à distância entre os lados opostos do sinal R-1 (Parada Obrigatória), ao lado do Sinal R-2 (Dê a Preferência) e ao diâmetro dos sin