A Faixa
Azul é uma sinalização de segurança para os motociclistas. Além de humanizar e
pacificar o trânsito, objetiva organizar o espaço entre automóveis e
motocicletas. O projeto foi introduzido em janeiro de 2022 na capital paulista
e é acompanhado pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN).
O motociclista, ao utilizar a faixa azul, deve respeitar os limites de velocidade da via. Em situações de tráfego lento ou congestionamento na via, os motociclistas precisam reduzir a velocidade no fluxo da faixa.
Os motoristas podem mudar de faixa normalmente quando a faixa azul está entre elas. Contudo, devem usar obrigatoriamente a seta de direção e observar o trânsito de motos. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a não utilização da seta de direção ao mudar de faixa é uma infração grave. Além de multa, o motorista recebe 5 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
O uso da Faixa Azul não é obrigatório. O motociclista pode escolher por qual faixa transitar. No entanto, em casos de trânsito lento, os motociclistas serão orientados a utilizá-las.
A Faixa Azul foi autorizada pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN). Posteriormente será inserida no Código de Trânsito para orientar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. A cor azul foi escolhida para o projeto, já que na psicologia das cores o azul representa tranquilidade e segurança.
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário.