Pular para o conteúdo principal

Sinalização Semafórica: detalhes e aspectos

A sinalização semafórica é um subsistema da sinalização viária que engloba os sinais de trânsito luminosos. As indicações luminosas são geradas através de sistemas eletrônicos e têm a finalidade de transmitir mensagens aos usuários das vias públicas. Regulamentam o direito de passagem e advertem sobre situações especiais nas vias.

Os semáforos, também denominados como grupos focais, são fixados ao lado da via ou suspensos sobre ela. Já os controladores semafóricos são equipamentos programáveis que comandam as trocas das indicações luminosas. Os controladores podem utilizar a tecnologia eletromecânica ou eletrônica.

Em geral, a cor verde representa a permissão do direito de passagem, a cor amarela significa o término do direito de passagem e a cor vermelha indica a proibição do direito de passagem. A luz amarela intermitente adverte que existe situação perigosa ou obstáculo próximo ao local. Os semáforos (grupos focais) são sustentados por colunas, braços projetados ou pórticos, de cor cinza ou preto fosco.

Mas afinal, o quê se deve fazer quando a luz do semáforo está amarela?

Quando o grupo focal veicular de 3 focos (verde, amarelo e vermelho) estiver no amarelo, o condutor do veículo deve parar o veículo. Porém, se não for possível pará-lo com segurança, é permitido concluir a travessia do cruzamento.

Em ocasiões em que a luz amarela pisca de modo intermitente (significa que há situação perigosa ou obstáculo logo à frente), o condutor do veículo deve reduzir a velocidade e observar as normas de circulação e de conduta.

Tipos de Semáforos (Grupos Focais):

Existem semáforos destinados a veículos automotores, a bicicletas, a pedestres, a advertência e a faixas reversíveis. Os grupos focais veiculares, de ciclistas e de advertência possuem focos circulares (redondos). Já os semáforos de pedestres e de faixas reversíveis têm focos quadrados.

Os focos circulares medem 200 mm ou 300 mm de diâmetro. Os focos quadrados de semáforos de pedestres têm o lado medindo 200 mm ou 300 mm. Por fim, os focos quadrados de grupos focais de faixas reversíveis possuem lado mínimo de 300 mm.   


Luz amarela indicando o término do direito de passagem
Luz amarela indicando o término do direito de passagem [OBS: Grupo focal veicular (3 focos circulares)].


Luz verde indicando a permissão do direito de passagem
Luz verde indicando a permissão do direito de passagem [OBS: Grupo focal veicular (3 focos circulares)].


Luz vermelha proibindo o direito de passagem
Luz vermelha proibindo o direito de passagem [OBS: Grupo focal veicular (3 focos circulares).


Grupo focal de pedestres (semáforo de pedestres)
Semáforo de pedestres (grupo focal de pedestres) indicando a permissão do direito de passagem (OBS: 2 focos quadrados).

► Conheça mais sobre sinalização viária em As seções da sinalização de trânsito: saiba quais são os 4 segmentos.

► Acesse outras publicações do BSV em Mais Postagens.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marcos Quilométricos: atributos e aplicações

Os marcos quilométricos são sinais verticais indicativos de localização. Oferecem referência de localização aos usuários das rodovias e às equipes operacionais e de manutenção. Existem dois tipos de marcos quilométricos, o IL-1 e o IL-2. O sinal IL-1 é o marco quilométrico com ponto cardeal, ou seja, informa se a direção da rodovia é sentido norte, sul, leste ou oeste. O sinal IL-2 é o marco quilométrico simples (sem o ponto cardeal). A sigla IL-1 significa indicação de localização 1. Enquanto que IL-2, representa indicação de localização 2. Em rodovias largas e de mão única (pista dupla) utiliza-se o IL-1 a cada quilômetro, nos dois sentidos. Nas rodovias com mão dupla (pista simples) usa-se o IL-2 a cada quilômetro, em ambos os sentidos. Anteriormente, em rodovias de pista simples empregava-se os números pares no sentido crescente e os ímpares no decrescente. A cada 5 quilômetros implantava-se uma placa IL-1. Atualmente, de acordo com o Manual do CONTRAN de 2022, coloca-se o IL-1

Formatos das Placas de Trânsito: saiba quais são as 6 configurações

As placas de trânsito podem ser circulares, octogonais, triangulares, quadradas, em forma de cruz ou retangulares. Ou seja, existem 6 (seis) formatos de placas de sinalização viária. As circulares são as placas de regulamentação, as octogonais são as R-1 (Parada Obrigatória) e as triangulares são as R-2 (Dê a Preferência). Logo, as placas R-1 e R-2 são as exceções entre as placas de regulamentação, pois são as únicas que não são redondas. As placas quadradas são as de advertência, que ao serem instaladas apresentam-se como losangos quadrados. O sinal A-41 (Cruz de Santo André) possuí a forma de cruz, então é uma exceção entre as placas de advertência, já que possuí forma diferente. As placas são  retangulares quando representam os sinais de indicação ou os sinais de regulamentação e advertência compostos (com mensagens complementares). Grande parte das placas quadradas e das placas retangulares possuem os cantos arredondados nas pontas. Isso possibilita um melhor acabamento, mas é

Os Tipos e as Cores das Placas de Trânsito: identifique os 3 segmentos

As placas de sinalização de trânsito são classificadas em três tipos: placas de regulamentação, placas de advertência e placas de indicação. Em geral, as placas de regulamentação são brancas, com orlas vermelhas e símbolos pretos. As de advertência são as amarelas com orlas e símbolos pretos. A sinalização de indicação consiste predominantemente nas placas azuis e verdes e são de dimensões maiores. Porém existem as exceções. Entre os sinais de regulamentação, o sinal R-1 (Parada Obrigatória) é vermelho com orlas e letras brancas. Na sinalização de advertência, o sinal A-14 (Semáforo à Frente) contém as três cores dos semáforos: verde, amarelo e vermelho. E o sinal A-24 (Obras) possui o fundo laranja, mantendo as orlas e símbolos pretos. As placas de indicação não são somente as azuis e verdes. Têm o fundo marrom quando indicam atrativo turístico e fundo branco quando são indicativas de educação.  Em casos de sinalização temporária, como por exemplo em situações de obras, as pl

Dispositivos Auxiliares: conheça alguns desses instrumentos

Os dispositivos auxiliares são elementos aplicados na via ou no pavimento, os quais reforçam a sinalização convencional. Sevem de referência para o correto posicionamento dos veículos e alertam para situações de perigo. Também são considerados sinais de trânsito, conforme o Artigo 87 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Confira abaixo informações sobre alguns desses dispositivos: Marcadores de perigo (MP): Os marcadores de perigo são utilizados para alertar sobre obstáculos físicos da via, tais como bifurcações, ilhas de canalização, pilares de viadutos, cabeceiras de pontes, entre outros. São placas retangulares de cor preta e amarela. Existem 3 (três) tipos de marcadores de perigo, o MP-1, o MP-2 e o MP-3. Ambos são posicionados imediatamente à frente dos obstáculos e complementam a sinalização vertical e horizontal. No MP-1 as faixas transversais iniciam da esquerda para a direita, de baixo para cima. No MP-2 as faixas transversais partem da direita para a esquerda, de baixo para

Dimensões das Placas de Regulamentação e de Advertência: entenda as variações

Os tamanhos das placas de regulamentação e de advertência variam de acordo com o tipo da via. Em vias urbanas são menores e nas rodovias são maiores. As placas de regulamentação, em zonas urbanas, possuem diâmetro mínimo de 40 cm (em placas circulares), lado mínimo de 25 cm (em placas octogonais) e lado mínimo de 75 cm (em placas triangulares). As medidas recomendadas são: 50 cm de diâmetro para placas circulares, lado de 35 cm para placas octogonais e lado de 90 cm para placas triangulares. Em vias urbanas, as placas de advertência, as quais possuem forma quadrada, têm como medida mínima o lado de 45 cm. Em rodovias as medidas são maiores. As dimensões têm 1,20 metros para rodovias Classe 0 e Classe IA , 1,0 metro para rodovias Classe IB e 80 cm para rodovias classes  II,   III e  IV . Para as placas de regulamentação, as medidas referem-se à distância entre os lados opostos do sinal R-1 (Parada Obrigatória), ao lado do Sinal R-2 (Dê a Preferência) e ao diâmetro dos sin