Os tamanhos das placas de regulamentação e de advertência variam de acordo com o
tipo da via. Em vias urbanas são menores e nas rodovias são maiores.
As
placas de regulamentação, em zonas urbanas, possuem diâmetro mínimo de 40 cm
(em placas circulares), lado mínimo de 25 cm (em placas octogonais) e lado
mínimo de 75 cm (em placas triangulares). As medidas recomendadas são: 50 cm
de diâmetro para placas circulares, lado de 35 cm para placas octogonais e lado
de 90 cm para placas triangulares.
Em
vias urbanas, as placas de advertência, as quais possuem forma quadrada, têm como
medida mínima o lado de 45 cm.
Em
rodovias as medidas são maiores. As dimensões têm 1,20 metros para rodovias Classe 0 e Classe IA, 1,0 metro para rodovias Classe IB e 80 cm para rodovias classes II, III e IV. Para as placas de regulamentação, as medidas referem-se à
distância entre os lados opostos do sinal R-1 (Parada Obrigatória), ao lado do
Sinal R-2 (Dê a Preferência) e ao diâmetro dos sinais circulares. Com relação
às placas de advertência, as dimensões se referem ao lado do quadrado.
Tipos de rodovias (conforme definições do DER-SP):
O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo define 6 diferentes tipos de rodovias: 1) Rodovias de Classe 0; 2) Rodovias de Classe IA; 3) Rodovias de Classe IB; 4) Rodovias de Classe II; 5) Rodovias de Classe III e 6) Rodovias de Classe IV. Cada tipo apresenta características peculiares.
As rodovias de Classe 0 possuem pista dupla, controle total de acesso e são projetadas para operar em velocidades elevadas, de até 120 km/h. Funcionam com elevado volume diário médio (VDM). As rodovias de Classe I têm controle parcial de acesso e são projetadas para trabalhar com velocidades de até 100 km/h. Também operam com elevado volume diário médio (VDM). São divididas em dois tipos: Classe IA (rodovias com pista dupla) e Classe IB (rodovias com pista simples).
As
rodovias de Classe II são projetadas para operar com velocidades de até 100 km/h,
com volume diário médio (VDM) moderado, de até 1.400 veículos. As rodovias de
Classe III trabalham com velocidades de até 80 km/h e funcionam com volume
diário médio (VDM) de até 700 veículos. São as rodovias vicinais e as vias rurais
municipais pavimentadas. Por fim, as rodovias de Classe IV que operam com velocidade de até 80 km/h e volume médio diário (VDM) de até 200 veículos. As rodovias de Classe IV geralmente não são pavimentadas.
OBS: Classificação rodoviária adotada na Instrução para Elaboração de Projeto Geométrico do DER/SP (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo). Verifique o Manual de Sinalização Rodoviária do DER-SP, em Manuais de Sinalização/DER.
OBS: Classificação rodoviária adotada na Instrução para Elaboração de Projeto Geométrico do DER/SP (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo). Verifique o Manual de Sinalização Rodoviária do DER-SP, em Manuais de Sinalização/DER.
Placa de regulamentação circular (R-24a). OBS: Fundo branco, orla vermelha e seta preta. |
Sinal de advertência (A-3a). Formato: Losango quadrado [4 ângulos retos (90°)]. OBS: Fundo amarelo, orla preta, seta preta. |
Sinal de regulamentação circular (R-4b). OBS: Fundo branco, orla vermelha, tarja diagonal vermelha e seta preta. |
Sinal de regulamentação octogonal (R-1). OBS: Fundo vermelho, orla branca e letras brancas. |
Sinal de advertência (A-34). Formato: Losango quadrado [4 ângulos retos (90°)]. OBS: Fundo amarelo, orla preta e símbolo preto. |
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário.